domingo, 2 de outubro de 2011

Quem é o seu deus?

“Os israelitas fizeram o que o Senhor reprovava, pois esqueceram-se do Senhor, o seu Deus, e prestaram culto aos baalins e a Aserá.” (Jz. 3:7)
“Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprovava. Serviram aos baalins, às imagens de Astarote, aos deuses de Arã, aos deuses de Sidom, aos deuses de Moabe, aos deuses dos amonitas e aos deuses dos filisteus. E como os israelitas abandonaram o Senhor e não mais lhe prestaram culto, a ira do Senhor se acendeu contra eles...” (Jz. 10: 6 -7)
Estes foram alguns trechos do Livro de Juízes, vários capítulos mostram logo de início que os israelitas abandonavam a Deus para prestarem cultos a outros deuses. E então Deus levanta juízes, pessoas usadas por Deus que tinham a responsabilidade de lutar e libertar aquele povo de seus opressores. Mas não demoravam muito e logo voltavam às práticas proibidas pelo Senhor. Ao lermos isso, ficamos indignados com o povo de Israel, lembramos de tudo que Deus fez por aquele povo, dos milagres realizados. Deus os tirou do Egito para levá-los a uma terra que manava leite e mel, o Senhor esteve com eles em toda a sua trajetória de dia e de noite e nunca os abandonou, sempre trazendo provisão. Como podem fazer isso com o Senhor? Como podem prestar culto a outros deuses e abandonar o Deus vivo? Como assim?
Então a minha pergunta é: Como você pode abandonar a Deus para servir a outros deuses? É isso ai, você mesmo? Daí você responde: “Está enganado, eu não sirvo a deuses, não possuo imagens na minha casa.” Quando falo em deuses, não é no sentido material, concreto da palavra, mas sim no sentido espiritual. Quantas vezes ignoramos a voz de Deus, quantas vezes deixamos de lado a Presença de Deus para prestar culto ao nosso ego, almejar poder, status, querer mandar nos outros (Baal), quantas vezes esquecemos do Senhor e nos atentamos somente para as finanças, querendo riquezas, nos tornamos escravos do capitalismo (Mamom) e até mesmo da prostituição, com pensamentos ilícitos, orgia (Aserá/Astarote). Quantas vezes viramos o rosto pra Deus para adorar ao vício, a gula, ao dinheiro, a prostituição, enfim, aos prazeres da carne em geral.
Deus falou muito comigo nestes dias de Campanha de Daniel, o jejum e a oração é uma arma muito importante no mundo espiritual e um dos meus pedidos foi que o Senhor abrisse os meus olhos, e Ele me deu está palavra. Quando nos abstemos de certas praticas e vivemos somente para Deus, primeiramente achamos que não iremos conseguir, mas com o passar do tempo você se torna mais forte e vê que coisas que pareciam simples são instrumentos que nos impedem de viver uma vida intensa com Deus. Quantas vezes deixamos Deus de lado para ir naquela festa que vai bombar e a galera toda da faculdade vai estar lá, incluindo aquela garota que você está afim. Então você pensa, é só hoje, acho que não tem problema. Quantas vezes deixamos de ir no culto para assistir aquele futebolzinho no domingo. “Ah Deus! Sinto muito mais hoje tem Fla X Flu, culto tem todo dia, desculpa ai Senhor!” Sendo que você é um líder e tem responsabilidades dentro da igreja. Não estou criticando quem gosta de futebol, não é isso, mas nós temos que saber discernir as coisas, lá em Eclesiastes diz que há tempo para tudo. Como você tem organizado o seu tempo? Depois não entendemos porque tudo da errado e nos perguntamos porque Deus nos abandonou? Porque Ele nos entregou nas mãos dos filisteus?
No capítulo 5 de I Samuel, os filisteus tomam a arca de Deus do povo de Israel e a colocam dentro do templo de Dagom, ao lado de sua estátua. No dia seguinte, lá estava Dagom caído, rosto em terra, diante da arca do Senhor. O povo de Asdode o levantou e o colocou de volta em seu lugar. Mas, na manhã seguinte quando se levantaram, lá estava Dagom, rosto em terra, caído diante da presença do Senhor com sua cabeça e mãos quebradas. O que tem prevalecido hoje na sua vida? Dagom ou a Presença de Deus? Eu sei é que, onde a Presença de Deus está Dagom tem que cair, a idolatria tem que cair, o pecado tem que cair. O lugar de Dagom é no chão com o rosto no pó!
Às vezes, nós queremos atrair a Presença de Deus, mas não a buscamos do jeito certo e a carregamos em “carros novos”. Se estivermos realmente dispostos a alcançar a plenitude do Senhor, temos que levá-la da maneira de Deus, da maneira que Deus estabeleceu e não do nosso jeito.
Se quisermos ouvir a voz do Senhor, temos que destruir os deuses que nos impedem de escutá-lo. Talvez possa ser difícil fazer isso, talvez seja difícil dizer não para os deuses. Mas não desista, jejue, ore e peça para Ele te libertar. Ele vai te ouvir, porque a palavra do Senhor diz que se clamarmos, Ele nos responderá. E ao pisar em terra Santa, retire suas sandálias e se lance aos pés de Cristo. E quando ouvir a voz d’Ele, diga com toda a sua força: Eis-me aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário